VAMOS TRABALHAR COM O NOME?

 
  • Esta atividade eu fiz pensando não só no nome, mas também nas três figuras geométricas, na posição abaixo, e também nos conceitos primeiro e último.
  • Fazer crachás: há vários tipos e que podem ser usados de acordo com o objetivo a ser alcançado, e também levando-se em conta o nível de dificuldade da turma:
Crachá de 1º nome com letra bastão: estudos já realizados comprovaram que letras pretas sobre fundo branco facilita a memorização, mas nada impede que o decoremoscom uma atrativa borda, talvez com o tema da decoração da sala de aula. Exemplo: Este modelo eu achei digitando "joaninha" no Google e é colorido, mas quando escaneei ficou assim.
OBS.: TODO CRACHÁ DE 1º NOME DEVE CONTER O NOME COMPOSTO SE ASSIM FOR O NOME DO ALUNO, COMO "PEDRO HENRIQUE", "JÕAO ADOLFO", "MARIA HELE", ETC.
 
Crachá de 1º nome com a primeira letra em destaque: pode ser igualzinho o de cima mas a primeira letra deve ser de outra cor, sugiro o vermelho. Este crachá ajuda a passar do nível pré-silábico para o silábico sonoro, pois começarão a relacionar o BI da Bianca com o BI da bicicleta, por exemplo.

Crachá do nome completo com letra bastão: Neste crachá os nomes devem ser separados por espaço duplo ou até triplo, para que percebam com facilidade a necessidade deles.

Crachá com o primeiro nome com letra cursiva: Este crachá deve ser muito bem feito, pois as crianças estarão aprendendo e memorizando as formas que para elas serão o modelo. Já vi professoras de alfabetização grafando a família do b e do v de forma totalmente antipedagógica. Veja a próxima ilustração, onde o correto estará escrito em preto e em vermelho a forma incorreta.
Crachá de nome completo com letra cursiva.
  •  Entregar os crachás para cada um, mas pedindo para quando for chamado, o aluno deverá buscá-lo pulando com os dois pés ou com um pé só, ou deverá pegar com a mão esquerda, ou gatinhando, etc.
  • Entregar o crachá de forma visual, apenas. A professora não dirá uma só palavra. O aluno que perceber o nome deverá buscá-lo cantando o seu nome. Pode-se combinar com a classe para que batam os pés no chão caso a criança não perceba que é o crachá dela.
  • Pode-se colocar os crachás no chão, ou sobre a mesa, sobre o tapete, sobre papeis estendidos no chão como se fossem gramados, mar, etc (idéia da minha mana Josefa), para que identifiquem o seu e peguem com a mão, com um rodinho, com varinhas de pescar improvisadas, etc.
  • A professora pode entregar os crachás para as crianças erradas propositalmente sem que as crianças vejam o nome. Depois que todos tiverem sido entregue, pedir para que vejam se é mesmo o dele e se não for, deverão encontrar o dono e dar um abraço no amigo e voltar para o lugar.
  • Um dos alunos deverá entregar os crachás. Sugiro que o ajudante do dia o faça.
  • Contar uma história e depois pedir para os alunos de cada mesinha escolher um dos personagem para ser o nome da sua mesa e depois fazer um cartaz para pendurar na mesa com o desenho do personagem e os nomes das crianças da mesa. Veja abaixo:
  •  
  • Obs.: Pode ser digitado, e ficará ainda melhor se antes de cada nome for colocado a foto escaneada de cada um dos alunos.
  • Bingo: Cada criança deverá receber uma ficha do tamanho de meia folha de sulfite cortada na vertical e colada em papel cartão ou color set contendo o nome da criança digitado. Gosto de usar a fonte ARIAL, maiúscula, tão grande quanto caiba no espaço da meia folha de sulfite. Colocar num saquinho de TNT ou  de plástico que não seja transparente, as letrinhas do alfabeto que podem ser de E.V.A (estão à venda prontinhas e com preço bem acessível nas papelarias e nas lojinhas de "1,99"). Não se preocupem com as crianças de nomes compridos, pois normalmente estes nomes contem muitas letras que se repetem muito e isso às vezes se reverte em vantagem sobre os nomes curtos. Pode-se usar milho, feijão ou pequenos pedacinhos de retalho de E.V.A.
  • Num segundo momento este jogo pode ser jogado sem mostrar as letras, podendo apenas ser verbalizada pela professora ou até mesmo pelos alunos, um de cada vez, ou todas as letras por um só aluno. Em qualquer um dos casos as letras cantadas devem ser anotadas na lousa, para conferência e evitar que se repitam quando apenas cantadas.
  • POR ENQUANTO É SÓ, MAS AGUARDEM PORQUE VOLTO A POSTAR MAIS ATIVIDADES PARA TRABALHAR O NOME, OK?